Talks

Cientistas, humoristas, artistas, criativos em diálogos sobre temas relevantes para a vida das Pessoas e do Planeta, organizados em função dos nossos dias e da vida de cada um de nós.

As Boil Talks vão acontecer nos dias 25 e 26 de Setembro no Auditório do Museu de Serralves.

INTRO
15:30 às 16:00
INTRO
Rui Costa + Graça Fonseca + Fátima Vieira

A arte, ciência e humor interligam-se para descomplicar a relação das pessoas com as alterações climáticas.

Auditório do Museu

INSPIRA
16:00 às 16:10
INSPIRA
Sara Prata + João Manzarra + Graça Fonseca

O primeiro passo para salvar o planeta é envolvermo-nos.

Auditório do Museu

PLANETA
16:10 às 16:30
PLANETA
João Manzarra + Júlia Seixas + Pedro Matos Soares

O que está a acontecer no Planeta e porquê? Qual o nosso papel?

Auditório do Museu

ALIMENTAR
16:35 às 16:55
ALIMENTAR
Duarte Torres + Carlos Hipólito + Chef João Rodrigues

A forma como escolhemos os nossos alimentos e o que levamos para o nosso prato pode ser uma das chaves para um futuro mais sustentável.

Auditório do Museu

CONSTRUIR
17:00 às 17:20
CONSTRUIR
João Manzarra + João Machado + Rita Gomes

Excelência? Temos. Vencedores? Estão aqui?

Auditório do Museu

TURISMO
17:25 às 17:45
TURISMO
Chef Márcio Baltasar + Gonçalo Alves + Luís Araujo

Inovadores? Fazem parte de nós.  

Auditório do Museu

ARTE E CIÊNCIA PELO PLANETA
17:50 às 18:10
ARTE E CIÊNCIA PELO PLANETA
Selma Uamusse + Marta Marques

A arte tem o poder de inspirar e transformar. Como podemos usar a criatividade para dar destaque às mudanças ambientais e provocar mudanças?

Auditório do Museu

MOBILIDADE
18:15 às 18:35
MOBILIDADE
Bárbara Costa Pinto + Ana Gonçalves + José Gomes Mendes

Como podemos transformar a forma como nos movemos para reduzir a nossa pegada ecológica e tornar as cidades mais verdes?

Auditório do Museu

ARTE E ATIVISMO
18:40 às 19:30
ARTE E ATIVISMO
João Gonçalo Soutinho + Love Ssega + Charlie Waterhouse + Liz Slade

Pode a arte desafiar-nos a sentir, refletir e agir de forma transformadora? Uma conversa entre ativistas do coletivo Hard Art e uma intervenção de João Gonçalo Soutinho da Comunidade Lidera.

Auditório do Museu

CIENTISTAS AO PALCO
15:30 às 15:50
CIENTISTAS AO PALCO
Graça Fonseca + Joana Barrios + Joana Lobo Antunes

Como pode a ciência comunicar o que está a acontecer no nosso planeta? Qual o nosso papel?

Auditório do Museu

COMUNICAR CIÊNCIA
15:55 às 16:15
COMUNICAR CIÊNCIA
David Marçal + Carlos Fiolhais

Como tornar a ciência acessível para todos?

Auditório do Museu

BIODIVERSIDADE
16:20 às 16:40
BIODIVERSIDADE
Patrícia Garcia Pereira + Marta de Menezes + Helena Freitas

Como preservar as espécies que tornam a Terra única?

Auditório do Museu

ÁGUA
16:45 às 17:05
ÁGUA
António Carmona Rodrigues + Francisca R. Gonçalves

O que acontece quando mergulhamos na essência da vida?  

Auditório do Museu

OCEANO
17:10 às 17:30
OCEANO
Capicua + Marina Dolbeth

Os oceanos são o pulmão do nosso planeta, mas enfrentam desafios que não podemos ignorar.

Auditório do Museu

ENERGIA
17:35 às 17:55
ENERGIA
João Pedro Matos Fernandes + Isabel Azevedo

A energia é de todos e para todos.

Auditório do Museu

MODA
18:00 às 18:20
MODA
Carla Silva + Joana Campos e Silva + Ana Tafur

A moda pode ser não apenas um reflexo de quem somos, mas também um veículo de mudança para um futuro mais ético e sustentável.

Auditório do Museu

INFLUENCIAR
18:25 às 18:45
INFLUENCIAR
Marta Cerqueira + João Manzarra + Joana Guerra Tadeu

A informação é poder, mas como podemos usá-la para influenciar positivamente o futuro?

Auditório do Museu

HUMOR E CLIMA
18:50 às 19:40
HUMOR E CLIMA
Nuno Artur Silva + João Manzarra + Hugo Van Der Ding + Joana Barrios

Pode o humor ser a chave para envolver as pessoas e quebrar barreiras?

Auditório do Museu

Sessão Final
19:40
Sessão Final
Graça Fonseca + Ana Pinho

Vamos refletir sobre os principais insights, revisitar os momentos mais marcantes e, acima de tudo, olhar em frente: quais os próximos passos para um futuro mais sustentável?

Auditório do Museu

Talkers

Ana Gonçalves

MOBILIDADE

Ana Gonçalves
Ana Gonçalves é coordenadora da unidade de Future Design do CEiiA. Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, o seu trajeto profissional tem foco especial na promoção de ar...
Ana Gonçalves é coordenadora da unidade de Future Design do CEiiA. Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, o seu trajeto profissional tem foco especial na promoção de articulação entre a ciência e a economia. Participou na criação e desenvolvimento dos Centros de Interface Tecnológico e Laboratórios Colaborativos da Agência Nacional de Inovação e recentemente, assumiu funções de Coordenadora Executiva do Centro IN+ - Center for Innovation, Technology and Policy Research do Instituto Superior Técnico e de Coordenadora de Inovação no Grupo Teixeira Duarte. No CEiiA coordena os processos de desenvolvimento de novos conceitos, produtos/serviços e modelos de negócio.
Ana Pinho

Sessão Final

Ana Pinho
Ana Pinho é Presidente da Fundação de Serralves e Administradora da REN, SGPS, SA, com uma carreira marcada por cargos de liderança na TAP SGPS e UBS Portugal. Licenciada em Economia pela Universi...
Ana Pinho é Presidente da Fundação de Serralves e Administradora da REN, SGPS, SA, com uma carreira marcada por cargos de liderança na TAP SGPS e UBS Portugal. Licenciada em Economia pela Universidade do Porto, possui um MBA pela Cass Business School e especializações em finanças e história de arte. Atualmente, também é Gerente da Arsopi Lda e membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa.
Ana Tafur

MODA

Ana Tafur
Ana Tafur é uma designer de moda que, após sete anos como gestora de linha de produção numa das maiores fábricas de Xangai, decidiu regressar à América Latina para explorar técnicas ancestrais...

Ana Tafur é uma designer de moda que, após sete anos como gestora de linha de produção numa das maiores fábricas de Xangai, decidiu regressar à América Latina para explorar técnicas ancestrais como o tingimento natural e aplicar esses conhecimentos à gestão do seu negócio. Em 2013, fundou a marca sustentável Sake no Peru, que combina métodos de produção tradicionais com materiais locais. A Sake produz cerca de 3.600 peças anuais e distingue-se pela sua abordagem ética e sustentável.

António Carmona Rodrigues

ÁGUA

António Carmona Rodrigues
António Carmona Rodrigues, Engenheiro, Professor de Ciências e Engenharia do Ambiente, especialista em recursos hídricos com mais de 40 anos de experiência em recursos hídricos. É hoje o preside...
António Carmona Rodrigues, Engenheiro, Professor de Ciências e Engenharia do Ambiente, especialista em recursos hídricos com mais de 40 anos de experiência em recursos hídricos. É hoje o presidente do Grupo Águas de Portugal.
Bárbara Costa Pinto

MOBILIDADE

Bárbara Costa Pinto
Bárbara Costa Pinto é Diretora Executiva de Sustentabilidade no BPI. Com um percurso de quase 30 anos, desempenhou funções nas Direções de Corporate Finance, Project Finance, Financiamentos Estr...
Bárbara Costa Pinto é Diretora Executiva de Sustentabilidade no BPI. Com um percurso de quase 30 anos, desempenhou funções nas Direções de Corporate Finance, Project Finance, Financiamentos Estruturados e Admissão de Crédito. É licenciada em Economia pela UNL possui também um MBA pela Cranfield University (Reino Unido).
Capicua

OCEANO

Capicua
Capicua nasce no Porto nos anos 80, descobre a cultura Hip Hop nos anos 90 e torna-se Rapper nos anos 00. Socióloga de formação, acabou por fazer da música o seu principal ofício, com a sua escri...

Capicua nasce no Porto nos anos 80, descobre a cultura Hip Hop nos anos 90 e torna-se Rapper nos anos 00. Socióloga de formação, acabou por fazer da música o seu principal ofício, com a sua escrita emotiva, feminista e politicamente engajada. Com uma discografia que inclui álbuns, mixtapes e projetos colaborativos, tem sido uma voz influente no panorama lusófono, acumulando colaborações e iniciativas e projetos comunitárias. Além da música, é letrista, cronista e autora de dois livros, incluindo o infantil "Cor-de-Margarida". Em 2024, traz novidades com um novo tema e projetos de criação.

Carla Silva

MODA

Carla Silva
Carla Silva possui Licenciatura em Engenharia Biológica (UM 1996), Mestrado em Biotecnologia industrial (USP-Brasil 1999) e Doutoramento em Química Têxtil (UM 2005). Foi investigadora na UM (2005-2...
Carla Silva possui Licenciatura em Engenharia Biológica (UM 1996), Mestrado em Biotecnologia industrial (USP-Brasil 1999) e Doutoramento em Química Têxtil (UM 2005). Foi investigadora na UM (2005-2007), investigadora e Diretora de Tecnologia no CENTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) (2007-2019), e desde 2019 lidera o Departamento de Química e Biotecnologia do CITEVE. Com mais de 20 anos de experiência em investigação aplicada à indústria, 11 patentes e mais de 60 artigos publicados em revistas com arbitragem internacional, tem sido responsável pela gestão e coordenação de vários projetos nacionais e internacionais em várias áreas de investigação: engenharia de superfícies, (nano)biomateriais, fibras e polímeros avançados, biotecnologia, revestimentos funcionais, otimização de processos, sustentabilidade e economia circular.
Carlos Fiolhais

COMUNICAR CIÊNCIA

Carlos Fiolhais
Carlos Fiolhais é um físico e professor catedrático na Universidade de Coimbra, onde fundou o Centro de Física Computacional. Doutorado pela Universidade Goethe, é um dos principais divulgadores...
Carlos Fiolhais é um físico e professor catedrático na Universidade de Coimbra, onde fundou o Centro de Física Computacional. Doutorado pela Universidade Goethe, é um dos principais divulgadores de ciência em Portugal. Publicou mais de 40 livros e centenas de artigos, e lecionou no Brasil e EUA. Coordenador científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos, foi distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique, Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência, recebeu ainda o Grande Prémio Ciência Viva, o Prémio Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora, e o Prémio José Mariano Gago da SPA.  
Carlos Hipólito

ALIMENTAR

Carlos Hipólito
Carlos Hipólito é o CEO da Phenix em Portugal, uma start-up que combate o desperdício de forma solidária e positiva. A Phenix valoriza excedentes, ajudando comerciantes a evitar desperdícios e co...

Carlos Hipólito é o CEO da Phenix em Portugal, uma start-up que combate o desperdício de forma solidária e positiva. A Phenix valoriza excedentes, ajudando comerciantes a evitar desperdícios e consumidores a poupar através da sua aplicação anti-desperdício. Com um forte compromisso na redução de resíduos, a empresa transforma excedentes em recursos, apoiando pessoas em situação precária, profissionais da distribuição alimentar e consumidores, promovendo uma gestão mais sustentável.

Charlie Waterhouse

ARTE E ATIVISMO

Charlie Waterhouse
Parte da equipa que iniciou a Extinction Rebellion, o trabalho de Charlie também ajudou a orientar os grupos britânicos de protesto contra o clima Insulate Britain e Just Stop Oil. Estratega criativ...
Parte da equipa que iniciou a Extinction Rebellion, o trabalho de Charlie também ajudou a orientar os grupos britânicos de protesto contra o clima Insulate Britain e Just Stop Oil. Estratega criativo, trabalhou com muitas das principais instituições culturais do Reino Unido e na vanguarda do ativismo da sociedade civil. É cofundador da Hard Art, criada para promover a solidariedade cultural e a liderança narrativa face ao colapso democrático e climático.
Chef João Rodrigues

ALIMENTAR

Chef João Rodrigues
Chef João Rodrigues propõe-nos a pensar “Será que realmente conhecemos os produtores dos alimentos que consumimos?”. Fundador do projeto matéria, uma iniciativa sem fins lucrativos, procura pr...
Chef João Rodrigues propõe-nos a pensar “Será que realmente conhecemos os produtores dos alimentos que consumimos?”. Fundador do projeto matéria, uma iniciativa sem fins lucrativos, procura promover produtores nacionais que praticam agricultura e produção animal sustentáveis, respeitando a natureza.
Chef Márcio Baltasar

TURISMO

Chef Márcio Baltasar
Chef Márcio Baltasar tem um domínio magistral da arte da culinária. Iniciou-se na Confeitaria Nacional e passou por várias cozinhas internacionais, incluindo o restaurante Ocean, com duas estrelas...
Chef Márcio Baltasar tem um domínio magistral da arte da culinária. Iniciou-se na Confeitaria Nacional e passou por várias cozinhas internacionais, incluindo o restaurante Ocean, com duas estrelas Michelin. Em 2022, foi reconhecido como "Melhor Pasteleiro em Portugal". Recentemente, cocriou o evento "SEMEAR" com o Hotel Areias do Seixo, premiado pela sua abordagem sustentável.

Instalações

Boiling Point
25/09 - 29/09
Boiling Point

"Boiling Point" convida à reflexão sobre o uso insustentável da água. Esta instalação interativa reage à presença dos visitantes, ilustrando o impacto das alterações climáticas e da poluiç...

"Boiling Point" convida à reflexão sobre o uso insustentável da água. Esta instalação interativa reage à presença dos visitantes, ilustrando o impacto das alterações climáticas e da poluição na degradação dos nossos recursos hídricos.

Final da Alameda dos Liquidâmbares

Chris Vincze + Artists & Engineers

Our Plastic Seas
25/09 - 29/09
Our Plastic Seas

"Our Plastic Seas" é uma instalação imersiva que transforma os visitantes em silhuetas presas por plástico, simbolizando o impacto devastador da poluição nos oceanos. À medida que o ambiente se...

"Our Plastic Seas" é uma instalação imersiva que transforma os visitantes em silhuetas presas por plástico, simbolizando o impacto devastador da poluição nos oceanos. À medida que o ambiente se degrada, a obra alerta para a urgência de combater a crise do plástico.

Critically Extant by Entangled Others em Diálogo com a coleção de insectos do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) e o cientista José Manuel Grosso Silva (Colaboração Nova)
25/09 - 29/09
Critically Extant by Entangled Others em Diálogo com a coleção de insectos do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) e o cientista José Manuel Grosso Silva (Colaboração Nova)

Critically Extant traz à luz espécies ameaçadas através de arte digital e a coleção de insetos do Museu História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, explorando os limites do nosso c...

Critically Extant traz à luz espécies ameaçadas através de arte digital e a coleção de insetos do Museu História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, explorando os limites do nosso conhecimento sobre a biodiversidade. Uma reflexão profunda sobre a interseção entre o digital e o natural.

Sala Casa Manoel Oliveira

Entangled Others + MHNC-UP

MICRO | MACRO
25/09 - 29/09
MICRO | MACRO

Ryoji Ikeda transforma o património natural de Serralves com um pavilhão temporário que funde arquitetura, instalação e música. Este "monólito negro" oferece uma experiência imersiva e cinemat...

Ryoji Ikeda transforma o património natural de Serralves com um pavilhão temporário que funde arquitetura, instalação e música. Este "monólito negro" oferece uma experiência imersiva e cinematográfica, onde a pureza visual e a precisão matemática se encontram, culminando 18 anos de trabalho do artista.

Pavilhão MICRO | MACRO

Ryoji Ikeda

Amazônia Viva
25/09 - 29/09
Amazônia Viva

“Amazônia Viva” conecta público à Amazónia através de um viagem interativa. Com 10 minutos de duração, o filme é uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, que utiliza filmage...

“Amazônia Viva” conecta público à Amazónia através de um viagem interativa. Com 10 minutos de duração, o filme é uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360° para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximar a Amazónia cada vez mais das pessoas. Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá, faz as honras da casa e guia o espectador durante a viagem virtual totalmente interativa por um dos biomas mais relevantes, bonitos e, infelizmente, ameaçados pela ação do homem. O filme é um projeto da Iniciativa Inter-religiosas pelas Florestas Tropicais, com roteiro e direção do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, e financiamento do Instituto Clima e Sociedade – iCS e da Conservação Internacional Brasil – CI Brasil.

Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Estêvão Ciavatta + Museu do Amanhã

SUSTAINABLE LIVING INNOVATORS (SLI)
25/09 - 29/09
SUSTAINABLE LIVING INNOVATORS (SLI)

Com os pés bem assentes na Lua – Que inspiração para uma Terra mais sustentável? Como a exploração espacial da Lua pode ajudar a resolver os problemas da Terra? Provavelmente muito mais do qu...

Com os pés bem assentes na Lua – Que inspiração para uma Terra mais sustentável? Como a exploração espacial da Lua pode ajudar a resolver os problemas da Terra? Provavelmente muito mais do que se pensa quando falamos sobre a sustentabilidade do nosso planeta! Inspirados na comemoração do Internacional Moon Day durante o Programa SLI do CEiiA, este debate pretende juntar à mesma mesa jovens e profissionais do Espaço e da exploração espacial, com profissionais das áreas da construção, energia, água, alimentação e saúde, numa reflexão conjunta sobre como a experiência de planear uma habitação permanente da humanidade na Lua pode ajudar a criar comunidades sustentáveis na Terra.

IDM reconhece a importância da exploração espacial e o regresso do homem à lua e foi iniciado pelas Nações Unidas com o apoio da empresa de espaço e defesa Lockheed Martin.

25/09 e 26/09 (das 11H00 às 12H30)

Biblioteca

Workshop CEiiA

Be The Change
25/09 - 29/09
Be The Change

Be The Change é um movimento promovido pelo CEiiA e liderado pelos jovens para transformar as cidades a partir da sustentabilidade, com vista a inspirar novos comportamentos e modos de vida através ...

Be The Change é um movimento promovido pelo CEiiA e liderado pelos jovens para transformar as cidades a partir da sustentabilidade, com vista a inspirar novos comportamentos e modos de vida através das artes e da tecnologia. Nesta peça, alunos de várias escolas foram convidados a inscrever as suas mensagens e reivindicações, as quais, através do filtro da câmara da App ‘Be The Change’ poderão partilhadas depois de capturadas em fotografia e vídeo, transportando-nos para outras dimensões do nosso planeta. A realização da peça e das intervenções tiveram a orientação do artista Miguel Januário, Head of Art for Sustainability no CEiiA.
Miguel Januário nasceu no Porto em 1981. É Licenciado em Design de Comunicação e doutorando em Design na FBAUP. Foi colaborador do espaço de intervenção cultural Maus Hábitos e diretor artístico da Ivity Brand Corp. Atualmente é Head of Art for Sustainability no CEiiA. Milita no PCP. É o autor do ‘±MAISMENOS±’, um projeto de intervenção que se tornou uma referência nacional e internacional de arte urbana. O projeto é também o foco da corrente investigação de doutoramento de Miguel Januário na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 

Arboreto

Miguel Januário

± 5,965 Fathoms
25/09 - 29/09
± 5,965 Fathoms

± 5.965 Fathoms imagina um ambiente especulativo inspirado nas profundezas da Fossa das Marianas. O mar profundo existe num complexo de extremos onde o som, a luz e o movimento são transformados pel...

± 5.965 Fathoms imagina um ambiente especulativo inspirado nas profundezas da Fossa das Marianas. O mar profundo existe num complexo de extremos onde o som, a luz e o movimento são transformados pela elevada pressão e pelo isolamento. Através de paisagens sonoras e elementos visuais imersivos, este trabalho audiovisual convida o público a experienciar o mundo do oceano profundo, onde a bioluminescência ilumina a escuridão total, as vibrações de baixa frequência definem o tom, e o som transforma-se em ecos e reverberação. O público é convidado a interpretar estes ambientes extremos onde a realidade e a imaginação se confundem.

Redondo das Camélias

MAOTIK + SINØ

Clima on Movies

Nine Earths
25/09
Nine Earths

D-Fuse - 2021
27 min

Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de docume...

Nine Earths é um documentário ambiental que explora a relação entre os acontecimentos quotidianos e a procura excessiva dos recursos da Terra por parte da humanidade. Misturando os tipos de documentário participativo e observacional, Nine Earths apresenta um mosaico da vida quotidiana, utilizando imagens filmadas por colaboradores de todo o mundo. A obra de arte revela padrões de consumo global através da lente da justiça climática e leva o público numa viagem audiovisual através de vários locais, destacando vozes e histórias individuais. Nine Earths analisa as relações entre os níveis de consumo dos países e dos indivíduos, as diferenças e semelhanças culturais e a forma como estamos todos ligados.

Nine Earths foi desenvolvido em colaboração com investigadores e cientistas de todo o mundo, incluindo o Professor Mark Maslin (University College London), a Professora Julie Doyle, (University of Brighton) e o Professor Kevin Walker (Coventry University). O projeto é uma colaboração entre D-Fuse e parceiros de todo o mundo, incluindo Metal (Reino Unido), RMIT University (Vietname), Maya Chami (Líbano), Sembilan Matahari (Indonésia), Musica Estranha e Multiplicidade (Brasil). É apoiado pelo programa Creative Commissions do British Council.

 
Sessões:
25 Set: 12:00 | 13:00
26 Set: 12:00 | 13:00 28 Set: 11:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 | 16:00
29 Set: 11:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 | 16:00

OceanXplorers 
25/09
OceanXplorers 

National Geographic curated screening - 2024
45 min

2 episódios de 45 minutos Dos criadores de Blue Planet II e de James Cameron, chega-nos a mais ambiciosa aventura oceânica alguma vez filmada. Em 2019, foi lançado o navio científico mais avança...

2 episódios de 45 minutos

Dos criadores de Blue Planet II e de James Cameron, chega-nos a mais ambiciosa aventura oceânica alguma vez filmada. Em 2019, foi lançado o navio científico mais avançado que o mundo já viu. A bordo, uma equipa de pioneiros, cientistas e realizadores escolhidos a dedo, capazes de descobrir os maiores segredos do nosso oceano.

Sessões 1º Episódio: 25 Set: 11:00 e 28 Set.: 13:00
Sessões 2º Episódio: 26 Set: 11:00 e 29 Set.: 13:00
Sessão 1º e 2º Episódio:
28 Set: 17:00
 

FLY WITH PACHA, INTO THE AEROCENE
25/09 - 14:00
FLY WITH PACHA, INTO THE AEROCENE

Maximiliano Laina and Tomás Saraceno - 2023
76 min

Pela primeira vez na história da humanidade, os humanos voaram livremente no ar. No dia 25 de janeiro de 2020, o 'Aerocene Pacha', um balão de ar quente sem combustível, ergueu uma pessoa ao céu,...

Pela primeira vez na história da humanidade, os humanos voaram livremente no ar.
No dia 25 de janeiro de 2020, o 'Aerocene Pacha', um balão de ar quente sem combustível, ergueu uma pessoa ao céu, aterrando em segurança de volta à terra usando apenas o sol e o ar que todos respiramos. Esta viagem bateu 32 recordes mundiais sem precedentes, reconhecidos pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI), com a piloto do balão aerosolar Leticia Noemi Marqués, que voou com a mensagem “Água e vida valem mais que lítio” escrita pelas comunidades de Salinas Grandes, Jujuy, Argentina. Voámos sem combustíveis fósseis, baterias, lítio, painéis solares, hélio, hidrogénio e emissões de carbono. Isto marca o voo humano mais sustentável da história da aviação.
Pacha faz parte da série de filmes "Fly with Aerocene Pacha", de Tomás Saraceno, e destaca os testemunhos transgeracionais das comunidades locais sobre as alterações climáticas e o seu protesto contra a “corrida verde” à exploração de lítio. Os rendimentos da Fly with Aerocene Pacha apoiam a Fundación Ambiente y Recursos Naturales (FARN), uma organização sem fins lucrativos que se conecta com comunidades no norte da Argentina que trabalham para manter a biodiversidade na região.
Sessão: 25 Set: 14:00

BEHEMOTH
26/09 - 14:00
BEHEMOTH

Zhao Liang - 2015
91 min

O comportamento humano sempre agiu de forma louca e absurda, e nunca fomos capazes de livrar o nosso corpo da ganância e da arrogância. A viagem em espiral da civilização está repleta de desvios ...

O comportamento humano sempre agiu de forma louca e absurda, e nunca fomos capazes de livrar o nosso corpo da ganância e da arrogância. A viagem em espiral da civilização está repleta de desvios e regressões. Parece que somos tomados por uma força monstruosa, invisível, invencível. No entanto, somos nós próprios os responsáveis pela criação desta fera invisível. É o nosso desejo. Somos a vítima e o vitimador.
Na Divina Comédia, Dante viaja pelo Inferno, Purgatório e Paraíso nos seus sonhos. Em BEHEMOTH, Zhao Liang leva emprestada esta ideia e retrata uma enorme cadeia industrial: mineração de carvão – mineração de ferro – fabrico de ferro – fabrico de barras de reforço arquitetónicas – a construção da “cidade fantasma” em Erdos. As cores vermelho, cinza e azul representam respectivamente o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Através do olhar contemplativo deste filme, o realizador investiga as condições de vida dos trabalhadores industriais, bem como o desenvolvimento urbano míope. É a sua crítica e meditação sobre a civilização moderna.
Sessão:
26 Set: 14:00

LEKTIONEN IN FINSTERNIS + WALKER
29/09 - 17:00
LEKTIONEN IN FINSTERNIS + WALKER

Werner Herzog - 1992
54 min

Este filme retrata o desastre dos campos petrolíferos do Kuwait em chamas, com pouca narração e quase sem entrevistas. O inferno na Terra é apresentado através de visões e música tão transcend...

Este filme retrata o desastre dos campos petrolíferos do Kuwait em chamas, com pouca narração e quase sem entrevistas. O inferno na Terra é apresentado através de visões e música tão transcendentes que é impossível não ficar fascinado.
Sessão:
29 Set: 17:00 

Silent Disco

SILENT DISCO
25/09 - 20:30 às 22:30
SILENT DISCO

António Bandeiras não pensa, age. É romântico, porém orgulhoso. António Bandeiras é um espírito livre made in Caxinas, gosta de aves e Vianetta. Não gosta de perder. O Mar é o seu refúgio, ...

António Bandeiras não pensa, age. É romântico, porém orgulhoso. António Bandeiras é um espírito livre made in Caxinas, gosta de aves e Vianetta. Não gosta de perder. O Mar é o seu refúgio, a música o seu santuário e abandonada a faina, dedica-se hoje a inflamar as pistas dos mais variados clubes com o seu charme latino com cheiro a Old Spice e café com bagaço. É intenso. Há Scorpions. Há Modern Talking. Há Led Zeppelin. Há rosas de plástico e maços de SG Gigante. E você não vai querer perder.

António Bandeiras

Parterre Central

SILENT DISCO
26/09 - 20:30 às 22:30
SILENT DISCO

Sininho, artista e investigadora sediada em Berlim, vai guiar-te numa viagem sonora única que explora a poluição acústica subaquática. Sente o impacto invisível do ruído nos oceanos e deixa-te ...

Sininho, artista e investigadora sediada em Berlim, vai guiar-te numa viagem sonora única que explora a poluição acústica subaquática. Sente o impacto invisível do ruído nos oceanos e deixa-te envolver por uma experiência imersiva que une a música e o planeta. Preparado para dançar e refletir ao mesmo tempo?

Sininho

Parterre Central